As partes do violão, são as peças que compõe este instrumento conhecido em todo o mundo. Sendo um dos mais versáteis, o violão é utilizado para tocar vários ritmos e estilos musicais, acompanhando musicos desde apresentações em grandes orquestras, bandas ou até mesmo em apresentações solo.
Confira no infográfico a seguir as partes do violão detalhadas uma a um, e se preferir baixe gratuitamente a imagem em alta resolução.
Detalhando o infográfico
As partes do violão são:
Cabeça e Tarrachas:
Estas são as partes do violão que ficam localizadas na parte superior do instrumento, sendo que as tarrachas ficam acopladas na cabeça do violão e são utilizadas para regular a afinação das cordas. Nos violões convencionais, são utilizadas seis tarrachas, porém alguns outros modelos como por exemplo o violão 7 cordas, característico do samba é necessário o uso de uma tarracha extra, pois como o próprio nome sugere, ele leva uma corda mais grave além das outras seis.
Braço, Trastes, casas:
Os trastes e as casas ficam localizados no braço do instrumento, sendo as partes do violão responsáveis pela formação dos acordes. Os trates separam os limites de cada casa, perimitindo ao violonista criar uma grande infinidade de acordes ao longo do braço.
Cordas:
Ao todo são utilizadas seis cordas na composição do violão, sendo elas:
E (Mi)
B (Si)
G (Sol)
D (Ré)
A (Lá)
E (Mi)
As cordas são afinadas na sequência descrita acima, podendo ser alteradas para a execução de algumas músicas em específico, mas de maneira geral esta é a regra de afinação.
Corpo, Tampo, Tampo, Boca e Mosaico:
O corpo é uma das partes do violão mais importantes, pois nesta área estão localizadas a grande maioria das peças que compõe este instrumento. O tampo é a parte superior do corpo, sendo que esta área leva um furo em forma de circunferência no seu centro, denominado boca, onde sai a sonoridade do violão através toque nas cordas.
Envolvendo a boca na parte superior, está localizado o mosaico responsável por compor a parte estética, trazendo a característica marcante do design do violão especialmente os modelos mais clássicos.
Alguns modelos de violões elétricos dispensam o uso de algumas partes do violão como: boca, mosaico e algumas das vezes até o tampo, sendo que o corpo é composto apenas de um esqueleto que leva as peças, como por exemplo pode ser citado o violão Yamaha Silent.
Cavalete e Rastilho:
O cavalete é o responsável por prender as cordas do violão. Passando pelo rastilho elas percorrem todo o comprimento do instrumento até alcançar as tarrachas, permitindo assim a possibilidade de prende-lás e afiná-las.
Como pode ser analisado as partes do violão são intercalas dependendo umas das outras para que o instrumento possa funcionar normalmente.
0 comentários:
Postar um comentário